quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Complicado é pouco...

Bom gente... quarta-feira...
Hoje foi o dia de correr atrás de estágio, emprego...qualquer coisa...
O mercado não tá nada fácil... ou melhor...tá cada vez pior...

O que não consigo entender nesse pessoal de Recursos Humanos e como eles realmente definem se você é ou não apto para aquela vaga que está concorrendo. Claro que qualificação conta pontos...sempre contou... mas o olho no olho é algo subjetivo vocês não acham?

O QI é a sensação do momento... Devem estar se perguntando: "QI"? Sim amigo, QUESITO INDICAÇÃO. Não adianta você ser qualificado, dedicado ou mesmo ter vontade de crescer e aprender... a Indicação é algo imperativo. Não importa se você sabe ou não... vale quem o indicou.

Acho que muitas são as empresas que precisam aprender a ver o profissional, seja ele de qualquer área, não como um agregador de números, mas sim uma pessoa que tem a somar conhecimentos, sejam eles quais forem.

Não sei se sou a pessoa mais indicada a falar sobre gestão de pessoas, mas acredito ter um pouco de conhecimento tanto prático quanto teórico. Afinal meu TCC está tratando de relacionamentos interpessoais...

Atualmente é fácil e comum as pessoas falarem em GESTOR, mas muitas são as empresa que não fazem nem idéia do que realmente seja um GESTOR.
Gestor não é chefe. Gestor consegue ver os membros de sua equipe como pessoa. Senta conversa, dá feedback. Não como alguns (falo por experiência própria) que chegam e te demitem com uma desculpa das mais esfarrapas possível, simplesmente por se sentirem intimidadas. Gestor não leva as coisas (sejam elas críticas ou afins) para o lado pessoal. Sabe diferenciar o profissional do pessoal.
Infelizmente ainda as empresas não conseguem colocar em seus cargos de liderança pessoas que tenham este tipo de mentalidade. Volto a reforçar...o QI ainda é imperativo no mercado.

Posso dizer que de toda a experiência de mercado que tenho, só tive quatro pessoas que posso considerar GESTORES NATOS... um homem e três mulheres (estas todas da ultima empresa que trabalhei)... Infelizmente não tenho mais o prazer de ser subordinado a eles, mas aprendi e cresci muito trabalhando com estas pessoas.

Acho que infelizmente o mercado ainda levará um tempo para perceber que nem sempre as indicações são a solução. Há muitos profissionais no mercado em busca de oportunidades (eu sou um deles!!!!) que terão maior dedicação do que muitos daqueles os quais já acreditam ter seu emprego garantido por serem "amigo" de "alguém".

São devaneios baseados na realidade... como já disse em outros post... alguns podem concordar...outros podem discordar...essa é a vantagem da livre expressão...

Bom pessoal, acho que era isso...

Nenhum comentário: